Destaques do artigo:
– Os contribuintes da cidade do Recife já podem realizar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao exercício fiscal de 2020
– De acordo com a Prefeitura, o reajuste no valor do IPTU para 2020 foi no percentual de 2,54%
– O pagamento poderá ser realizado através de carnês (entregues nas residências ou emitidos no site)
Por Louise Leite
Os contribuintes da cidade do Recife já podem realizar o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) referente ao exercício fiscal de 2020. O vencimento do imposto ocorrerá no próximo dia 10 de fevereiro e os contribuintes adimplentes com o Município poderão quitar a cota única com 10% de desconto ou optar pelo parcelamento em até dez vezes, neste caso, com desconto de 5% sobre o valor total do imposto.
O pagamento poderá ser realizado através dos carnês que já começaram a ser entregues nas residências dos contribuintes. Além disso, também já está disponível a possibilidade de emitir o boleto através do site portalfinancas.recife.pe.gov.br. Para tanto, deverá ser informado o número do sequencial do imóvel e a forma de pagamento escolhida.
De acordo com a Prefeitura, o reajuste no valor do IPTU para 2020 foi no percentual de 2,54%, em cumprimento à Lei de nº 16.607/2000, que leva em consideração o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), no período de novembro de 2018 a outubro de 2019.
A expectativa é de que a arrecadação com o imposto seja ainda maior neste ano. Segundo a previsão na Lei Orçamentária Anual (LOA), devem ser arrecadados R$ 474,3 milhões com o IPTU em 2020 – a Prefeitura ainda não encerrou o balanço orçamentário de 2019, mas estima que devem ter sido arrecadados aproximadamente R$ 443 milhões no exercício anterior.
Esse conteúdo possui cunho meramente informativo e toda e qualquer dúvida deverá ser sanada por um profissional capacitado para emitir juízo de valor acerca da situação.